Crítica de Poor Things: Emma Stone se destaca em uma fábula estranha com um toque feminista

De alguma forma, ao mesmo tempo terno e vingativo, é uma história rica que floresce em seu capítulo final.

Emma Stone e Mark Ruffalo em Pobres Coisas Uma classificação de estrelas de 4 em 5.

Apresentado no Festival de Cinema de Veneza deste ano, Emma Stone estrela Poor Things, uma fábula bizarra da era vitoriana com um toque feminista no tropo do cientista louco. Para os fãs de A Favorita de 2017, é uma delícia particular, com Stone, que co-estrelou o filme, reunindo-se com o diretor Yorgos Lanthimos e o escritor Tony McNamara. Embora isso tenha sido dominado pela louca vitória de Olivia Colman no Oscar de Rainha Anne, aqui Stone assume o centro das atenções como Bella, uma jovem aos cuidados do Dr. Godwin Baxter (Willem Defoe), um cientista escocês com cicatrizes no rosto como se ele foi costurado pelo próprio Dr. Frankenstein.

Bella anda de maneira brusca, enquanto suas habilidades com o idioma são básicas, como uma criança aprendendo suas primeiras frases. Ela quebra vidros e grita como uma alma penada. Seus pais, explica Baxter, eram exploradores que morreram na América do Sul, embora a verdade seja um pouco mais perturbadora. Ele a reanimou usando o cérebro de uma criança depois que ela foi encontrada momentos depois de cometer suicídio, pulando de uma ponte nas águas terríveis abaixo. Experimentos bizarros já estão circulando em seu laboratório, incluindo um “cachorro-galinha” – um cruzamento entre os dois animais. Bella pode ser sua maior criação até agora.

Godwin recruta um de seus alunos, Max McCandles (Ramy Youssef), para observá-la. Em pouco tempo, ela está implorando que a levem para o mundo exterior. Gradualmente, ela e McCandles se aproximam, com Baxter incentivando sua união, desde que vivam sob seu teto. Mas quando um documento legal é redigido, Bella foge com o advogado desprezível, Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), que a incentiva a acompanhá-lo numa viagem a Lisboa. Sua falta de decoro social, na sociedade educada, suscita mais do que alguns sorrisos. “Preciso dar um soco naquele bebê”, ela grita, no meio de um salão de chá, enfurecida com o choro de uma criança.

Consulte Mais informação:

Embora ela já tenha aprendido a dar prazer a si mesma, Wedderburn dorme com ela repetidamente, permitindo-lhe descobrir os prazeres dos 'saltos furiosos', como ela chama de ação entre os lençóis, falando naquele seu estilo inimitável. À medida que o ciúme de Wedderburn aumenta, ele resolve sequestrá-la, levando-a em um cruzeiro – um truque que sai pela culatra espetacularmente, à medida que Bella se torna sábia para ele. Quanto mais ela descobre sobre o mundo, mais ela se torna mulher de si mesma, aprendendo mais sobre seu corpo e cérebro.

Filmado principalmente em preto e branco, Lanthimos e sua equipe criam uma sensação deliciosa de conto de fadas, graças aos figurinos e ao design de produção idiossincráticos. A cinematografia de Robbie Ryan, frequentemente filmando os personagens usando lentes olho de peixe distorcidas, contribui para a sensação tonta e desorientadora dos Pobres Coisas. Há momentos em que quase parece que você está espionando esses personagens excêntricos, olhando pelo buraco da fechadura para este mundo hermeticamente fechado. Até a música áspera, de Jerskin Fendrix, aumenta essa atmosfera curiosa.

Os aplausos irão, com razão, para Stone por uma performance notável que tem demandas físicas e emocionais, embora cada um de seus colegas masculinos traga algo mágico. No caso de Ruffalo, é animador ver a estrela do Hulk da Marvel como um porco cujas vulnerabilidades serão expostas. Youssef, o comediante stand-up mais conhecido por Ramy, mostra confiança no manejo da linguagem de McNamara, que adapta maliciosamente o romance de 1992 de Alasdair Gray. Enquanto isso, Dafoe adiciona outro personagem fabulosamente curioso à sua coleção.

Embora o filme precise de alguns cortes - aos 141 minutos, parece sobrecarregado, especialmente a excursão europeia - Lanthimos se prepara para o ato final ambientado em Londres. De alguma forma terna e vingativa, é uma história rica que floresce neste capítulo final, à medida que Bella ganha maior atuação no universo patriarcal. Excêntrico e misterioso, mostra mais uma vez Lanthimos como o mestre fornecedor do estranho e do surreal.

Poor Things deve ser lançado nos cinemas do Reino Unido em 12 de janeiro de 2024.

Confira mais de nossa cobertura de filmes ou visite nosso Guia de TV e Guia de streaming para saber o que está passando.