Criador do casamento 'incrivelmente sortudo' por ter Nicola Walker e Sean Bean

Como você segue um grande sucesso como a mamãe? Falando com Mark Lawson na última edição da Radio Times Magazine, Stefan Golaszewski tem a resposta...

Nicola Walker e Sean Bean se abraçam em casamento
BBC / A Forja / Rory Mulvey

Esta entrevista foi originalmente publicada em Revista Rádio Tempos .

Pode parecer rude dizer de um escritor/diretor que seu trabalho não parece escrito nem dirigido. Mas no drama de comédia da BBC Two Mum, Stefan Golaszewski alcançou um realismo discreto extraordinário – mais como ser do que atuar – quando a viúva de 59 anos de Lesley Manville, Kathy, foi provisoriamente cortejada pelo velho amigo Michael, interpretado por Peter Mullan.

rei joffrey morre

No último projeto de Golaszewski, Casado , ambos marido e mulher, Ian (Sean Bean) e Emma (Nicola Walker), ainda estão vivos, mas seu relacionamento pode não estar. E como na mamãe, as ações cotidianas – fazer compras, assistir TV, escovar os dentes antes de dormir, etc – revelam dúvidas e desejos complexos por meio de frases curtas e longos silêncios.

“Meu objetivo é fazer com que o ator se comporte como as pessoas fariam na vida real, e não de uma maneira que seria mais útil para o público deixar claro o que está acontecendo”, explica Golaszewski. “Em muitos programas o ator é estimulado a fazer a narrativa, a colocar uma espécie de marcador sobre as intenções ou emoções do personagem. Minha nota para os atores é apenas fazer o que a pessoa está fazendo naquele momento.”

Landing Walker e Bean, recém-saídos de seus triunfos em Inesquecível e o drama da prisão de Jimmy McGovern Tempo respectivamente, é, diz ele, o sonho de um showrunner tornado realidade.

ordem de filmes piratas do caribe

“Eu tive uma sorte incrível de conseguir esses dois atores. Pessoas como Sean e Nicola – também Lesley e Peter in Mum – você não os testa, você apenas oferece o papel. Então você não sabe bem o que eles vão trazer para a sala e, em todos os casos, foi melhor do que eu poderia imaginar.”

Stefan Golaszewski e Nicola Walker filmando Casamento
Stefan Golaszewski e Nicola Walker filmando Casamento BBC / A Forja / Rory Mulvey

O tema do Casamento são as microagressões e microafetos que marcam um casamento longo. Ian e Emma estão juntos há 30 anos, mas o título do programa também faz alusão a outros casamentos: um lamentado pelo pai viúvo de Emma (James Bolam em uma participação comovente), outro que pode ser feito pela filha do casal para um homem que eles detestam .

“É para ser uma rede de reflexões sobre relacionamentos. O casamento, eu acho, é a institucionalização da união. Estou casada há 10 anos e o que me fascina no casamento como ideia é que é basicamente impossível. O que eu amo em ir a um casamento é ver duas pessoas dando um salto para o desconhecido e tentando passar o resto de suas vidas juntas. Isso é uma coisa incrivelmente complicada de conseguir. É a pura dificuldade que torna a ideia bonita.”

O primeiro sucesso de Golaszewski, o seriado da BBC Three Him & Her, sobre um casal de 20 e poucos anos, interpretado por Russell Tovey e Sarah Solemani, se apaixonando, foi dirigido por Richard Laxton. Mas para Mamãe e Casamento, o escritor veio de trás da mesa para ir atrás da câmera. “Eu queria dirigir porque, embora possa parecer estranho, a TV é um meio visual e os escritores tendem a pensar verbalmente. Então eu queria dirigir para conseguir os dois lados.”

Sean Bean e Nicola Walker em casamento.
Sean Bean e Nicola Walker em casamento BBC / A Forja / Rory Mulvey

Há cenas em Casamento em que o casal enche e esvazia uma máquina de lavar louça que são típicas da maneira como Golaszewski coloca a domesticidade na tela. Cada movimento de prato e colher está especificado em seus scripts ou ele simplesmente pede a Bean e Walker que cuidem da lava-louças?

“Em algum lugar entre os dois. Algumas partes têm sua própria direção de palco – ‘Tira a xícara da mesa’, etc – mas quando chegamos ao local e vejo exatamente como é a cozinha, vou descobrir o que há em cada armário. É um pouco complicado, realmente, descobrir onde você guardaria logicamente as coisas e onde eu preciso que elas estejam na sala para a câmera. Então, o script dirá: 'Coloca uma tigela, fecha a máquina de lavar louça, ela traz outra tigela, abre a máquina de lavar louça, fecha-a.'

ordem do velozes e furiosos

“Há uma espécie de ritmo nisso. Como o show é tão parado e observado – e a câmera não se move a menos que seja necessário – estou sempre procurando obter algum dinamismo para que não se torne completamente uma natureza morta.”

deuses japoneses nomes

Depois de Mamãe e Casamento, pode haver uma terceira comédia ou drama hiper-realista com palavras M? Mortalidade? Assassinato? 'Eu não tenho ideia. Eu continuo espremendo o limão, mas o limão está seco. Vou viajar no verão e espero que algo aconteça depois disso. Eu só posso escrever o que minha mente me diz para escrever. O que significa que tive que recusar boas ofertas de trabalho porque não posso escrevê-lo a menos que venha de dentro.”

Casamento é estrelado por Nicola Walker e Sean Bean na capa do Radio Times

O casamento vai ao ar na BBC One e BBC iPlayer no domingo, 14 de agosto, às 21h. Confira mais de nossos Drama cobertura ou visite nosso guia de TV para ver o que está acontecendo esta noite.